Morreu o Papa Francisco
Jorge Mario Bergoglio nasceu a 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, e foi escolhido pelo conclave papal para dirigir a Igreja Católica no dia 13 de março de 2013, tendo adoptado o nome de Francisco.
O bispo argentino foi o primeiro chefe da Igreja Católica não europeu (em mais de mil anos) e o primeiro jesuíta a assumir estas funções no Vaticano.
Nos últimos anos, a saúde do Papa tinha vindo a ficar muito debilitada e em fevereiro foi hospitalizado devido a uma bronquite. O Papa esteve então internado durante 38 dias devido a uma pneumonia bilateral, correndo risco de vida. Estava desde então em recuperação na sua residência no Vaticano, na Casa Santa Marta.
Ontem, domingo de Páscoa, fez uma breve aparição na varanda da Basílica de São Pedro para abençoar os fieis. Francisco morreu na manhã de hoje, 21 de abril, aos 88 anos.
A notícia da sua morte foi anunciada pelo Vaticano:
“Caríssimos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que comunico o falecimento do nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo de verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, encomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Uno e Trino.”
[Imagem: Vaticano]